Ampliar a extensão de ciclovias e ciclofaixas da cidade e integrar essas vias, transformando-as em uma rede que contemple todas as zonas da capital. Com esses objetivos, a Prefeitura de Teresina finaliza a elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado.Além disso, a administração municipal projetou bicicletários em todos os terminais de integração do novo sistema de transporte coletivo.
“Hoje (22), no Dia Mundial Sem Carro, chegamos à Prefeitura de bicicleta, um percurso de 7km e 400 metros, feitos em 36 minutos numa pedalada tranquila. Para isso, tivemos que sair de casa um pouco mais cedo, às 06h15. Com a finalização do Plano Diretor Cicloviário Integrado e sua implantação, poderemos fazer esse percurso em qualquer horário, com a mesma tranquilidade. A cidade se tornará mais amigável para o ciclista e resgatará a tradição do transporte não motorizado, como era no passado, antes de os carros e motocicletas dominarem as vias”, declarou o prefeito Firmino Filho.
Segundo a secretária executiva de Planejamento Urbano, Constance Jacob, o Plano pretende tornar a cidade ciclável e será implantado em fases:“Hoje, contamos com 60 km de ciclovias. Num primeiro momento, a proposta pretende interligar essas ciclovias e ciclofaixas já existentes, porém, sem continuidade.Para que essa integração do sistema já existente aconteça,será necessário adequar as ciclovias existentes ao padrão de conforto e segurança. Para isso, algumas delas serão reconstruídas; outras, terão seu curso alterado e, para promover a adequada integração, serão construídas novas ciclovias de conexão. Depois de concluída essa adequação, a cidade já contará com 100km de ciclovias e ciclofaixas. O Plano Diretor Cicloviário Integrado, após totalmente implantado, dotará a nossa cidade de 200km de ciclovias em formato de rede”, explicou.
Integração
O transporte não motorizado está presente também no novo sistema de transporte coletivo urbano. A Prefeitura de Teresina já iniciou a construção dos terminais de integração de ônibus e contemplou, em todos eles, a instalação de bicicletários.
“A intenção é que o cidadão utilize, em percursos mais longos, a bicicleta para se deslocar até o terminal de integração, guarde lá a sua bicicleta com segurança e utilize o ônibus na outra parte do trajeto. Ao retornar, o cidadão se deslocará até o terminal de ônibus, onde retomará a bicicleta para regressar a sua residência. O bicicletário é fundamental para a utilização desses dois modais de transporte, porque fornece segurança ao usuário. Ao mesmo tempo, diminuirá a quantidade de veículos nas ruas, melhorando o trânsito da cidade e beneficiando o meio ambiente”, comentou Constance Jacob,secretária executiva de Planejamento Urbano.
A secretária executiva ressaltou ainda a importância das mudanças na legislação urbana da cidade: “A Prefeitura de Teresinatem avançado no sentido de tornar Teresina uma cidade mais equânime, humana e, principalmente, construída para as pessoas. Para isso, estão sendo implantadas muitas mudanças na legislação municipal, interrompendo um padrão de expansão urbana insustentável e promovendo o adensamento da nossa cidade, o que estimula o andar a pé ou de bicicleta e o uso do transporte público. Essas mudanças na legislação estão acompanhadas de importantes obras de mobilidade urbana, realizadas de forma responsável e por fases. Sabemos que toda mudança provoca uma resistência inicial, mas temos a certeza – e os fatos já começam a demonstrar isso – que o teresinense percebe a necessidade dessa mudança de visão, de cultura. Com a total implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano e do Plano Diretor Cicloviário, Teresina privilegiará as pessoas, o transporte não motorizado e o transporte público. Como consequência, teremos um trânsito mais tranquilo, uma população mais saudável e uma cidade mais desenvolvida”, encerrou Constance Jacob.
Fonte: PMT
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