quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prefeito autoriza licitação para reforma do estádio Lindolfo Monteiro



Um dos maiores palcos dos espetáculos do futebol piauiense, o Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, passará por uma reforma em breve. O prefeito Firmino Filho assinou a autorização para a realização de licitação para as obras que devem iniciar em novembro. A expectativa é de que as obras durem aproximadamente 45 dias.

A reforma incluirá algumas adaptações que foram recomendadas pelo Ministério Público Estadual. “São adaptações relacionadas à acessibilidade e segurança. È uma reforma para atender as determinações para que o Lindolfinho possa voltar a receber as grandes competições do futebol piauiense”, pontua o prefeito.

Serão investidos aproximadamente R$200 mil, em recursos próprios do município. “Agora vamos enviar para a licitação, que deve durar aproximadamente 30 dias. A nossa expectativa é iniciar as obras ainda este ano”, pontua o superintendente executivo da SDU Centro/Norte, Angelo Cavalcante. 

A reforma do Lindolfo Monteiro acontece após técnicos de uma empresa de engenharia terem elaborado um projeto arquitetônico a pedido da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) no objetivo de viabilizar a primeira grande reforma do local para atender as recomendações do Ministério Público, além do Estatuto do Torcedor. Após concluído o projeto, o mesmo foi encaminhado para o Corpo de Bombeiros para receber o parecer técnico e as avaliações das mudanças propostas no local. 

O Lindolfo Monteiro foi inaugurado em 1944 e de lá para cá passou por algumas reformas pontuais para garantir melhorias nas suas instalações visando atender melhor torcedores e também os jogadores que utilizam do espaço esportivo.


Fonte: PMT

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Duplicação da Ponte Wall Ferraz é retomada e tem prazo de seis meses para estar pronta

A conclusão da duplicação da Ponte Wall Ferraz, importante via de acesso entre as zonas Leste e Sul de Teresina, será concluída até março do próximo ano. A garantia é do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), engenheiro José Dias.
A expectativa é que todo o projeto da obra, que inclui desde terraplanagem, pavimentação asfáltica, calçadas até a construção de pilares, alças, acesso e iluminação, seja concluído em um prazo máximo de 180 dias.
“As obras foram reiniciadas no último dia 14 de setembro e, no momento, a parte de fundação dos pilares está sendo concluída. Certamente esta obra era uma preocupação do governador Wellington Dias. Então, após muito empenho e estudos para reavaliar convênios entre bancos e empresas responsáveis pela duplicação desta ponte, finalmente conseguimos retomar os serviços nesta obra de fundamental importância para a melhoria do trânsito da nossa capital”, avalia.
De acordo com o diretor-geral do DER, a partir de agora, a empresa responsável pela duplicação da ponte Wall Ferraz terá condições de retomar o ritmo máximo dos trabalhos. “A obra desta Ponte está dividida em duas etapas. Uma independente da outra. Primeiramente, o trabalho estará voltado para a fundação, as alças e os acessos. Então, só depois é que a  empresa inicia a construção das três vias de rolamento, e após a retomada definitiva dos trabalhos, com a verba liberada, não há mais nada que entrave o trabalho”, explica José Dias
A duplicação da ponte Wall Ferraz está orçada em aproximadamente R$ 26 milhões. A nova ponte terá estrutura mista de concreto e aço, com extensão de 252 metros de cumprimento por 14 de largura, e atenderá os condutores no sentido Leste-Centro. No novo projeto a ponte contém ainda ciclovias mais amplas e iluminadas.

Maquete eletrônica da ponte duplicada. 




Obras que podem ser entregues ainda em 2015

2015 ainda promete. Ou melhor, pra 2015 ainda se promete.

Das obras do governo estadual em parceria com o governo federal, estão previstas a finalização do prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco entre as avenidas Gil Martins e Getúlio Vargas para outubro, a 1ª fase correspondente ao elevado no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Getúlio Vargas para dezembro e a 1ª fase relacionada à construção da terceira faixa sentido centro-leste na Ponte Juscelino Kubitchek, a “Ponte do Meio”.


É visível, porém, que o elevado não tem condições de ser entregue, dado o estágio da construção restrito ainda à colocação das estruturas de aço dos pilares. Já a “Ponte do Meio” tem previsão de início das obras físicas apenas no começo de outubro, estando reservada até agora apenas a parte de preparação do canteiro e planejamento da obra.


O poder municipal promete entregar uma série de obras importantes para a capital ainda em 2015. O Complexo Esportivo do Lourival Parente, o “Parentão”, será entregue hoje à noite a comunidade como um amplo espaço de lazer e esportes. Em outubro, a Avenida Frei Serafim será entregue totalmente renovada em asfalto, drenagem e sinalização de trânsito horizontal. Logo em seguida será a Avenida Nossa Senhora de Fátima a ser recapeada.


No momento as obras de troca da iluminação por uma mais econômica, duradoura e bela, de LED, prosseguem na Avenida Duque de Caxias e logo se estenderá a vias do Grande Dirceu.


Mas o mês mais aguardado é dezembro. Estão previstos para ser entregues a Avenida Aviador Rossini Morada, que ligará o Vale do Gavião a Avenida Presidente Kennedy, passando pelo bairro Morros e a polêmica duplicação da Avenida Poti, que ligará o Poty Velho a Santa Maria da Codipi com calçadas laterais, canteiro central, ciclofaixa e faixas exclusivas de ônibus.


Ainda em dezembro devem ser entregues os primeiros terminais de integração (do Livramento e do Bela Vista), parte das Galerias da zona Leste, a reforma do Parque da Cidade, o Parque Cidadania (com lago, anfiteatro e praça de skate) e um viaduto sobre a linha férrea ligando a rua Desembargador Freitas, no Cabral, a Avenida Miguel Rosa, cortando o Parque Cidadania.


O Parque Cidadania já está quase finalizado. Ainda serão construídos um bicicletário, playground, duas passarelas sobre a linha férrea e uma academia popular.


 Parque da Cidadania. Fonte: PMT

Mas se tratam de promessas sem garantias, visto que o histórico de obras públicas no Brasil é de atrasos e paralisações. Mantida a expectativa otimista, devemos considerar com sinceridade que boa parte daquilo que foi prometido na última campanha de Firmino Filho e, para surpresa de todos, ainda no primeiro mandato de Wellington Dias, está sendo, aos poucos, colocado em prática.


A cidade precisa se mover. Mesmo com a crise a iniciativa privada busca investir na capital. O poder público deve oferecer infra-estrutura não apenas para o avanço da economia, mas principalmente pra melhoria da qualidade de vida de cada habitante. O Plano Cicloviário precisa sair do papel, assim como o Plano de Arborização necessita ser mais atuante ainda do que tem tentado ser. As propostas de mudanças no Transporte Coletivo devem entrar em vigor o mais rápido possível e o diálogo do poder público com a população deve ser mais freqüente. O saneamento básico deve atingir os 100%, e a saúde e educação sempre deverão avançar mais.



Vividas as esperanças, o blog torce para a realização dessas intervenções e torce pra que aquele que mora em Teresina se conscientize politicamente de sua responsabilidade na construção da cidade, não apenas com reclamações, mas fazendo sua parte, seja no respeito no trânsito, ao meio ambiente e ao próximo, se permitindo unir ao poder público na busca por melhorias e não adotando um discurso de oposição constante.



Dennys Uchôa

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Prefeitura finaliza Plano Cicloviário Integrado



Ampliar a extensão de ciclovias e ciclofaixas da cidade e integrar essas vias, transformando-as em uma rede que contemple todas as zonas da capital. Com esses objetivos, a Prefeitura de Teresina finaliza a elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado.Além disso, a administração municipal projetou bicicletários em todos os terminais de integração do novo sistema de transporte coletivo.

“Hoje (22), no Dia Mundial Sem Carro, chegamos à Prefeitura de bicicleta, um percurso de 7km e 400 metros, feitos em 36 minutos numa pedalada tranquila. Para isso, tivemos que sair de casa um pouco mais cedo, às 06h15. Com a finalização do Plano Diretor Cicloviário Integrado e sua implantação, poderemos fazer esse percurso em qualquer horário, com a mesma tranquilidade. A cidade se tornará mais amigável para o ciclista e resgatará a tradição do transporte não motorizado, como era no passado, antes de os carros e motocicletas dominarem as vias”, declarou o prefeito Firmino Filho.

Segundo a secretária executiva de Planejamento Urbano, Constance Jacob, o Plano pretende tornar a cidade ciclável e será implantado em fases:“Hoje, contamos com 60 km de ciclovias. Num primeiro momento, a proposta pretende interligar essas ciclovias e ciclofaixas já existentes, porém, sem continuidade.Para que essa integração do sistema já existente aconteça,será necessário adequar as ciclovias existentes ao padrão de conforto e segurança. Para isso, algumas delas serão reconstruídas; outras, terão seu curso alterado e, para promover a adequada integração, serão construídas novas ciclovias de conexão. Depois de concluída essa adequação, a cidade já contará com 100km de ciclovias e ciclofaixas. O Plano Diretor Cicloviário Integrado, após totalmente implantado, dotará a nossa cidade de 200km de ciclovias em formato de rede”, explicou.

Integração

O transporte não motorizado está presente também no novo sistema de transporte coletivo urbano. A Prefeitura de Teresina já iniciou a construção dos terminais de integração de ônibus e contemplou, em todos eles, a instalação de bicicletários.

“A intenção é que o cidadão utilize, em percursos mais longos, a bicicleta para se deslocar até o terminal de integração, guarde lá a sua bicicleta com segurança e utilize o ônibus na outra parte do trajeto. Ao retornar, o cidadão se deslocará até o terminal de ônibus, onde retomará a bicicleta para regressar a sua residência. O bicicletário é fundamental para a utilização desses dois modais de transporte, porque fornece segurança ao usuário. Ao mesmo tempo, diminuirá a quantidade de veículos nas ruas, melhorando o trânsito da cidade e beneficiando o meio ambiente”, comentou Constance Jacob,secretária executiva de Planejamento Urbano.

A secretária executiva ressaltou ainda a importância das mudanças na legislação urbana da cidade: “A Prefeitura de Teresinatem avançado no sentido de tornar Teresina uma cidade mais equânime, humana e, principalmente, construída para as pessoas. Para isso, estão sendo implantadas muitas mudanças na legislação municipal, interrompendo um padrão de expansão urbana insustentável e promovendo o adensamento da nossa cidade, o que estimula o andar a pé ou de bicicleta e o uso do transporte público. Essas mudanças na legislação estão acompanhadas de importantes obras de mobilidade urbana, realizadas de forma responsável e por fases. Sabemos que toda mudança provoca uma resistência inicial, mas temos a certeza – e os fatos já começam a demonstrar isso – que o teresinense percebe a necessidade dessa mudança de visão, de cultura. Com a total implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano e do Plano Diretor Cicloviário, Teresina privilegiará as pessoas, o transporte não motorizado e o transporte público. Como consequência, teremos um trânsito mais tranquilo, uma população mais saudável e uma cidade mais desenvolvida”, encerrou Constance Jacob.


Fonte: PMT

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Noticias Diretas 21/09


Pólo de Saúde

Vai abrir um restaurante do Giraffas no Pólo de Saúde, próximo ao ambulatório do Hospital Getúlio Vargas, provavelmente na próxima semana. A foto é do forista do Piauí Notícias VI BRURibeiro. Demoraram pra ver a potencialidade dali.



Viaduto

A prefeitura criou um binário no bairro Porenquanto pra facilitar o acesso ao novo shopping. A rua Jacob Almendra está no sentido Av. Marechal Castelo Branco – Av. Miguel Rosa, e a rua Francisco Mendes no sentido Av. Miguel Rosa – Av. Marechal Castelo Branco. Mas caberia mais um viaduto férreo na rua Francisco Mendes, além do recapeamento das duas vias.

Por enquanto no Porenquanto, de viaduto novo só o da rua Juliana Moreira, em construção, previsto pra ser inaugurado em dezembro. Facilitará o acesso ao shopping assim como ao Parque Cidadania.


Religiosidade

A segunda edição do Adore Festival reuniu 12.000 pessoas na Potycabana, com Adoração e shows com o carioca Ítalo Villar e o mineiro Davidson Silva. Consagrou-se como o maior festival de música católica do estado.


Foto: Joely Rocha.

Saúde

Reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bela Vista foi entregue hoje. Custou 400 mil reais.


Bombeiros


Não serão chamados tão cedo. Bendita crise. Enquanto isso, a população educada insiste em tocar fogo em folhas.

Finalizada licitação para 7km de faixas exclusivas entre as zonas Sudeste e Leste



A Prefeitura de Teresina finalizou o processo licitatório para a implantação de 7,22 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus. A faixa ligará as zonas Sudeste e Leste da capital e está orçada em R$ 6.880.354,02, com recursos próprios da Prefeitura e do Governo Federal. A obra contempla também a pavimentação e drenagem das vias, bem como sua sinalização vertical e horizontal.

A faixa exclusiva terá início nas proximidades do Terminal de Integração do Parque Itararé, zona Sudeste, passando pelo Terminal do Livramento, também na zona Sudeste de Teresina; e será finalizada próxima ao Terminal do Bairro Santa Isabel, na zona Leste da capital.

“O nosso objetivo com a faixa prioritária é diminuir o tempo de percurso do ônibus, beneficiando a maior parte da população, os usuários do transporte público. Terão também paradas de ônibus, o que chamamos de abrigo, por toda a extensão da faixa prioritária”, explica José João Braga, secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

A ordem de serviço será assinada nos próximos dias e a previsão para conclusão da obra é de 10 meses.

Fonte: PMT

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Assinado aviso de licitação da concessão dos terminais rodoviários


Estará disponível no site do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17), o aviso do Edital de Licitação da Concessão dos Terminais Rodoviários de Teresina, Picos e Floriano. O documento foi assinado, nessa quarta-feira (16), pelo secretário de Governo, Merlong Solano, e pela superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, avançando na concretização da primeira Parceria Público-Privada do Piauí no modelo de concessão plena.

“O objetivo é captar recursos da iniciativa privada e garantir mais eficiência na prestação de serviços. As empresas vencedoras da licitação deverão investir já nos primeiros anos de concessão mais de R$ 6 milhões em reforma e instalação de sistemas de tecnologia nos três terminais”, explicou Merlong.

O edital completo da licitação, incluindo os contratos a serem assinados, será publicado no site www.ppp.pi.gov.br também a partir desta quinta-feira. “Estamos apresentando o site mais completo do Brasil, no que diz respeito a esse tipo de parceria, com todos os estudos, todo o cronograma de trabalho, cada etapa realizada até agora, não só em relação às rodoviárias, mas aos demais projetos em andamento. Será uma ferramenta de divulgação e, principalmente, transparência”, ressaltou Viviane Moura.

De acordo com a superintendente, “é importante destacar que não se trata de privatização, porque o Governo do Estado não está vendendo nada”. Após o prazo de concessão, que será de 25 anos, prorrogável por até cinco anos, as concessionárias terão a obrigação de entregar as rodoviárias melhoradas ao Estado, com padrão de qualidade definido contratualmente.


A abertura das propostas das empresas interessadas está marcada para o dia 30 de outubro. Diversos empresários manifestaram interesse, inclusive de pequenas e médias empresas, que poderão concorrer à concessão dos terminais de Picos e Floriano na modalidade de consórcio. Já para o terminal de Teresina não será permitido consórcio, pois exige conhecimento e habilidade técnica mais apurada, portanto, deverá ser contratada empresa especializada, que comprove capacidade gerencial e financeira para tocar o empreendimento.

Informações Gerais:

A administração, operação, manutenção e exploração comercial dos Terminais Rodoviários de Teresina, Picos e Floriano serão concedidos pelo Governo do Estado à iniciativa privada por meio de contrato de concessão plena. Esse tipo de parceria não requer investimento de recursos públicos.

Prazo do Contrato: 25 anos (prorrogáveis por mais cinco anos).

Vantagens:


* para a população – terminais reformados e modernizados;
* para os atuais permissionários – melhores condições de trabalho (os mesmos têm garantido no contrato o direito à preferência na locação de espaços nos terminais);
* para a empresa concessionária – exploração comercial dos terminais, através da possível cobrança de tarifa de embarque, guarda-volumes, aluguel de espaços, publicidade e estacionamento;
* para o Governo – investimentos na ordem de aproximadamente R$ 6 milhões, recebimento de remuneração equivalente a um percentual da arrecadação dos terminais, além de deixar de arcar com um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões por ano com as rodoviárias, e poder concentrar esforços e recursos (antes despendidos com os terminais) em áreas prioritárias.

Investimento a ser feito pelas concessionárias nos primeiros dois anos de concessão:
* Terminal Governador Lucídio Portela (Teresina) – R$ 4.124.500,63
* Terminal Zuza Baldoíno (Picos) – R$ 1.798.862,87
* Terminal Dr. Filadelfo Freire de Castro (Floriano) – R$ 101.731,82
TOTAL – R$ 6.025.095,00

Perspectivas de rentabilidade (lucro BRUTO) para as empresas parceiras ao longo de 25 anos:
* Teresina – R$ 94.293.580,80
* Picos – R$ 19.395.480,00
* Floriano – R$ 14.136.216,00

Critérios de escolha das empresas definidos no edital de licitação:
* Teresina – capacidade técnica e financeira, experiência e maior percentual de outorga;
* Picos – capacidade técnica e financeira, experiência e maior percentual de outorga;
* Floriano – capacidade técnica e financeira e experiência em administração de terminal.

Próximas etapas:
30 de outubro de 2015 – sessão de licitação para recebimento dos envelopes com as propostas das empresas interessadas;
Dezembro de 2015 – assinatura do contrato de concessão.

Responsabilidades previstas no contrato de concessão:
* Governo do Estado – fiscalização da qualidade dos serviços prestados, gerenciamento do contrato, regulação da tarifa de embarque, combate ao transporte clandestino (com apoio institucional do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual e da Agência Nacional de Transportes Terrestres);
* Concessionária – reforma, manutenção, limpeza e conservação de toda a área do terminal; administração e gerenciamento de todas as atividades pertinentes, em especial embarque e desembarque de passageiros; segurança e monitoramento no espaço interno das rodoviárias; e fornecimento de toda a mão de obra necessária, assumindo total responsabilidade pelo pagamento dos salários, direitos trabalhistas e previdenciários.

Tarifas de Embarque:
As tarifas, que hoje estão fixadas em R$ 1,00, não sofrerão aumento antes de concluídas as obras emergenciais, cujo prazo de conclusão é de 6 meses. A partir do 7º mês, esse valor poderá ser reajustado para:
* Tarifa para viagem de curta distância (até 40 km) – R$ 1,20
* Tarifa para viagem de média distância (entre 40 e 120 km) – R$ 2,20
* Tarifa para viagem de longa distância (acima de R$ 120 km) – R$ 3,20
* Tarifa Interestadual – R$ 4,20

Inauguração do Complexo Esportivo "Parentão" será dia 25 de setembro


A inauguração do Complexo Esportivo José Ponce Filho, mais conhecido como Parentão, acontecerá no próximo dia 25, sexta-feira, às 19h. A solenidade, que estava marcada para este sábado (19), teve que ser adiada por conta de agenda do prefeito Firmino Filho em Brasília.

A obra representa a transformação de um espaço que estava subutilizado em um belo complexo esportivo, com estrutura que compreende duas quadras de esportes, quadra de areia, três academias populares, pista de skate, playground para crianças, pista para caminhada com cerca de 600 metros de extensão e um campo de futebol de padrão oficial e com irrigação automatizada, a mesma dos campos utilizados durante a Copa do Mundo. Vale acrescentar ainda amplas estruturas de vestiário, sala para o setor administrativo e lanchonetes.

“É, sem dúvida, uma importante conquista para a zona Sul. Uma obra que permitirá que a população possa desfrutar de momentos de lazer e prática de esporte. Vai marcar a história do esporte amador, assim como também da qualidade de vida da zona Sul, especialmente de bairros mais próximos como o Lourival Parente, Saci e Parque Piauí”, ressaltou o prefeito Firmino Filho, que visitou o local na manhã de hoje (16), junto com o superintendente da SDU Sul, Cleto Baratta, e do secretário municipal de esporte e lazer, Galba Coelho.

O superintendente garantiu que tudo já está pronto. “Já estamos com todos os detalhes acertados. Uma das coisas que não podemos deixar de destacar é a iluminação do espaço, que tem chamado a atenção de quem passa por aqui à noite”, lembrou.

No local foram investidos cerca de R$ 2 milhões, em duas etapas. Na primeira foram cerca de R$ 900 mil, a maior parte fruto de recursos de emendas parlamentares. Já segunda e última etapa foi mais R$ 1 milhão, desta vez com recursos próprios da Prefeitura de Teresina.

A administração do local ficará a cargo da Semel. O secretário Galba Coelho informou que para o dia da inauguração estão programadas partidas de vôlei de areia, futsal feminino, rodas de capoeira e a participação de skatistas.

Galba lembrou ainda que o horário de funcionamento do espaço será das 6h às 10h da manhã e de 16h30 às 22h. “Estamos nos organizando para deixar o uso do espaço o mais democrático possível. Qualquer pessoa poderá frequentar o local dentro do horário de funcionamento, e para utilização das quadras e do campo será preciso fazer um agendamento. Isso para evitar que um grupo faça uso da quadra durante a tarde inteira, por exemplo”, disse.

O secretário lembrou ainda que ninguém vai precisar levar material esportivo para o local. “Ninguém vai precisar trazer a bola de casa. Basta procurar a administração do espaço que nós vamos fornecer”, concluiu.

Fonte: PMT

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Shopping Rio Poty será inaugurado dia 29 de setembro com 180 marcas confirmadas

A partir de 29 de setembro, Teresina e as cidades localizadas em seu raio de abrangência, passam a contar com um novo conceito de lazer e bem estar com a inauguração do Shopping Rio Poty. O empreendimento oferecerá ao público um mix de lojas diversificado e contará com marcas inéditas e exclusivas, além de muitas opções de entretenimento e lazer.
Já são mais de 180 marcas confirmadas, com destaque para as MegaStores Camicado, com mais de 500 m² em produtos de moda casa; e Livraria Leitura, que conta com 800 m² e vai reunir os melhores títulos e autores. O shopping conta ainda, com dez lojas âncora cada uma com mais de 1000 m², são elas: Riachuelo, C&A, Renner, Casas Bahia, Centauro, Ri Happy, Lojas Americanas, Magic Games, Cinépolis e Bodytech. E vai receber a primeira MegaStore da marca infantil Tip Top no Nordeste.
O piauiense terá acesso a um mix de mais de 40 marcas exclusivas, sendo que entre elas estão mais de 30 marcas nacionais e internacionais, tais como: Le Lis Blanc Deux, Rosa Chá, Farm, John John, Siberian, Polo Wear, Reserva, TNG, Osklen, Via Mia, Magic Games. E ainda, a brinquedoteca Villa dos Sonhos, um ambiente diferenciado com atividades lúdicas, com mais de 400 metros quadrados.
Além de compras, o shopping também oferece um leque de serviços nos segmentos de telefonia, turismo, beleza e saúde, câmbio, farmácia e loteria.

Fonte: 180 graus

Fotos atualizadas retiradas dos Fóruns Piauí Notícias VI.





Imagens ilustrativas retiradas do fórum Shopping Rio Poty no Skyscrapercity.








Prefeitura finaliza licitação para 7km de corredor exclusivo na Zona Sul

A Prefeitura de Teresina finalizou o processo licitatório para a implantação de uma faixa prioritária para ônibus na zona Sul da capital. A faixa terá 7,2 km de extensão e está orçada em R$ 10.945.996,13, com recursos próprios da Prefeitura e do Governo Federal.

A faixa prioritária terá início no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e José dos Santos e Silva e será finalizada próxima ao terminal de integração do Bela Vista, zona Sul da capital. A obra contempla também a pavimentação e drenagem das vias, bem como sua sinalização vertical e horizontal.

“O nosso objetivo com a faixa prioritária é diminuir o tempo de percurso do ônibus, beneficiando a maior parte da população, que são os usuários do transporte público. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Teresina visando à melhoria da mobilidade urbana na capital”, explica José João Braga, secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

A ordem de serviço será assinada nos próximos dias e a previsão para conclusão da obra é de 12 meses. 

Fonte: PMT

Linha azul representa o trecho das avenidas Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz que ganharão a faixa prioritária. Em amarelo local onde está sendo construído o terminal de integração do Bela Vista, em fase avançada.



Exemplo de intervenção do corredor exclusivo no cruzamento com a Avenida Joaquim Ribeiro: Em azul, estações, em vermelho no centro: nova ciclovia.



Obra da avenida Poty Velho retomará na próxima semana

A Prefeitura de Teresina vai retomar a obra de duplicação da avenida Poty Velho na próxima semana. A informação é do superintendente executivo da Sdu Centro-Norte, Ângelo Cavalcante, após audiência pública que tratou daquela obra, realizada nesta segunda-feira (14) no Centro de Esportes e Arte Unificados (CEU), no Bairro Wall Ferraz, zona norte da capital.

"Vamos reiniciar os trabalhos com a remoção dos postes da avenida, além de outras ações. A obra estava parada em função das desapropriações no quilômetro final da avenida. No entanto, esta etapa já está praticamente superada. Também tivemos que fazer um novo desenho da pista e incluir a acessibilidade, que não constava no projeto inicial", disse Ângelo.

O superintendente João Pádua, que também compareceu à audiência, esclareceu diversos questionamentos da população da Santa Maria da Codipi, Parque Brasil e outros bairros da região. "Para fazermos um omelete precisamos primeiro quebrar os ovos, ou seja, para fazermos a duplicação avenida Poty Velho tivemos que fazer algumas desapropriações. Mas fizemos adequações do desenho da avenida de tal maneira que reduzimos a quantidade de imóveis afetados de 80 para 47. Estes imóveis foram avaliados por uma empresa contratada e todos os moradores atingidos serão indenizados. Durante a audiência ouvimos algumas queixas, mas deixamos bem claro que a Sdu Centro Norte não recebeu nenhuma reclamação formal a respeito dos valores das indenizações", afirmou.

Já Luis Aires, liderança comunitária do Parque Brasil, disse que a retomada da obra da Avenida Poty Velho é urgente, pois o local está representando um perigo para as pessoas que circulam por lá. “Todos os dias sabemos de acidentes que acontecem na avenida. Não podemos aceitar que essa situação continue assim”, reclamou. O superintendente João Pádua respondeu que "a maioria destes casos de acidentes na avenida Poty velho tem como causa principal a imprudência dos condutores. "A avenida possui sinalização limitando a velocidade em 40 km/h, o que nem sempre é respeitado pelos condutores", completou João Pádua.

A audiência pública contou com a participação de lideranças comunitárias e moradores de toda a zona Norte da cidade, além de vereadores.

Fonte: PMT

Linha Amarela representa 4 quilômetros da avenida já duplicada, mas sem finalização de sinalização e iluminação. Linha azul representa 1,3 km restante que se iniciará na próxima semana.


Prolongamento da Avenida José Soares, na zona Sul, está em licitação

Já está em processo de licitação a obra de prolongamento da Avenida José Soares, ligando a PI 130 com a BR 316, chegando próximo a rotatória de acesso aos bairros Porto Alegre, Esplanada e outros. São cerca de 2,5 quilômetros de avenida que vão facilitar a vida de milhares de pessoas que moram na região. O investimento no local é de quase R$ 3 milhões, recursos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

“Hoje, quem mora no bairro Porto Alegre, por exemplo, e que deseja ir ao Centro da cidade, só tem duas opções: pela BR 316, onde o trânsito é complicado, principalmente nos horários de pico, ou passar pela Vila Irmã Dulce, até chegar a Av. Henry Wall, depois de passar por vários desvios. Depois que a obra for concluída esse acesso a Av. Henry Wall, e, consequentemente, ao Centro, será bem mais fácil e rápido. Ou seja, uma opção bem mais interessante”, explicou Isaac Meneses, gerente de Obras da SDU Sul.

Também serão beneficiados com essa obra moradores de locais como a Vila Irmã Dulce, Torquato Neto, Esplanada, Teresina Sul, Eduardo Costa e tantos outros. O gerente destaca ainda que como parte deste trabalho de melhoria de “mobilidade urbana” que a Prefeitura de Teresina vem promovendo na zona Sul da cidade outras obras podem ser acrescentadas. Entre elas, a pavimentação asfáltica dos acessos ao Teresina Sul I e II e a Palitolândia, na mesma região. Neste caso serão investidos mais R$ 260.411,17.

“Na área de pavimentação já está em licitação ou deve ser encaminhado nos próximos dias um volume muito grande obras. Com essas ações bairros como Angelim, Vamos Ver o Sol e Novo Bela Vista ficarão totalmente pavimentados”, destacou.

Fonte: PMT


A linha amarela representa a avenida José Soares já existente. A linha azul representa o prolongamento de 2,5 quilômetros. 


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Notícias Diretas 14/09

Terminais

Certo desconforto com alguns terminais de integração. Alguns deles estão sendo construídos em praças, algumas muito usadas pra eventos como a do Buenos Aires, e outras muito (mas muito) arborizadas como no Parque Piauí.

Os terminais do Livramento e do Bela Vista estão a todo vapor. O do Itararé começou as obras, mas o do Parque Piauí não se sabe o porquê do atraso. O do Buenos Aires foi cercado.  Já na Piçarreira procura-se terreno e o do Santa Isabel enfrenta questões judiciais. Nada se fala do terminal Rui Barbosa.


Corredores exclusivos

Esses são vítimas de desconfiança por parte de estudiosos e ativistas ambientais e do patrimônio. A discussão é longa, mas ambos os lados têm boas intenções: melhorar a cidade.

De qualquer forma, os 6 (ou 7) que serão construídos estão em processos. Dois na Zona Sul, o corredor da Miguel Rosa com avenida Prefeito Wall Ferraz (terminal do Bela Vista) e o da Barão de Gurgueia com Henry Wall (terminal do Parque Piauí), serão, provavelmente, os primeiros a iniciarem as obras.

A seguir a Avenida Duque de Caxias (terminal do Buenos Aires) e mais adiante o corredor da avenida Gil Martins (terminal do Itararé). Sobre o corredor Leste (terminal da Piçarreira), o mais polêmico, que passará pela Presidente Kennedy, João XXIII e Frei Serafim sabe-se apenas que o projeto está sendo feito. Já sobre o corredor Rui Barbosa não há informações.


Ar condicionado

O prefeito garantiu que as linhas troncais, as que passarão pelos corredores exclusivos e ligarão os terminais ao centro, terão ar condicionado. Assim como nas estações dos corredores exclusivos.

A vereadora Cida defendeu fortemente o tema na Câmara. A discussão ganhou amplitude depois de a empresa Timon City causar inveja entre alguns teresinenses, com o conforto de seus ônibus.


Paralisação

Paralisação das obras da Avenida Poty Velho será discutida em audiência na tarde de hoje (14/09).


Parques

Era pro Parque da Cidade estar em grande reforma, que deveria ser concluída até o fim do ano.

O Lagoas do Norte espera sua segunda fase. O projeto mais audacioso fica por conta da instalação do novo parque Encontro dos Rios, agora integrado ao Pólo Cerâmico.

O Parque Cidadania está em fase final, de fato, a três meses da inauguração. Grande ganho pra cidade.

O Centro Esportivo do Lourival Parente deve ser inaugurado até o fim do mês. População do bairro, assim como do Saci, está no aguardo. Mas o paisagismo deixará a desejar.

Cadê a verba pro novo Parque Floresta Fóssil? Teresina necessita.

Teresina necessita também de mais bombeiros. Os parques nas marginais dos rios estão sofrendo muito com as queimadas. Dá tristeza.


Iniciativa Privada

Finalmente o Centro Cultural do SESC na Avenida Cajuína parece que vai sair do papel. Valdeci Cavalcante explicou no programa do Rivanildo Feitosa que o atraso foi por conta dos inúmeros projetos complementares feitos por empresas especializadas, mas que já foram entregues. A inspiração, segundo ele, é na Ópera de Sidney, respeitando as devidas proporções. Serão 3 teatros, estúdios de gravações e outros atrativos. Com todos o recursos em caixa,  e após passar por uma análise orçamentárias, as obras começarão até o fim do ano e serão rápidas.


Emprego

Empresa abre 700 vagas para operador de call center em Teresina. Clique aqui.

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...