segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Rede de fast-food Subway abrirá mais 3 lojas em Teresina até o fim do ano



A empresa que já possui seis lojas na capital, sendo duas nos dois shoppings, uma na zona Sul (Avenida Barão de Gurgueia) e três na zona Leste (Av. João XXIII, Av. Jóquei Clube e Av. Dom Severino está com duas lojas em construção, uma no bairro Saci, na zona Sul e outra no Shopping Rio Poty, previsto pra inaugurar dia 29 de setembro. Uma terceira loja será construída na região do Grande Dirceu, mas não há informações sobre a localização.

A vinda de redes nacionais e internacionais pra Teresina aumenta a visibilidade da cidade para investimentos, assim como a quantidade de dinheiro circulando, mesmo em meio à crise. A falta de opções na capital é uma grande reclamação de muitos cidadãos, mas a cidade caminha para a transformação dessa realidade.


O avanço não é apenas com as novas lojas que abrirão nas praças do Teresina Shopping, as reformas na praça do Riverside Shopping e a inauguração do Shopping Rio Poty, mas com as fronteiras comerciais na cidade em bairros periféricos como Parque Piauí, Saci e Dirceu que atrai cada vez mais a atenção de empresários que atuam na capital, descentralizando a oferta.

Novela do Centro de Convenções parece ter data pra acabar

Na edição do dia 31/08/15 do Jornal Agora, da TV Meio Norte, os apresentadores Dânio Souza e Shirley Andrade apresentaram reportagem sobre a situação do Centro de Convenções de Teresina. No estúdio o secretário de Turismo Flávio Nogueira confirmou que a obra será entregue dentro de dois anos, podendo estar pronta inclusive até o final de 2016.

Desde a retomada a obra avançou com o reforço das fundações, pisos e estruturas e parte do reboco. O telhado, segundo secretário, está sendo montado à parte e deverá ser apenas encaixado. Já o grande painel artístico, ícone do Centro de Convenções, será mantido e revitalizado no final da obra, pois trata-se de valiosa expressão artística.

Maquete eletrônica de como ficará a fachada principal do Centro de Convenções, porém com a manutenção do atual painel artístico.


Planta do projeto inicial que foi modificado e reduzido.


A reportagem, com cerca de 7 minutos, contou com entrevista do engenheiro responsável Reginaldo Leal, que expõe as principais informações a respeito da conclusão da obra, tão essencial para a cidade cuja vocação econômica passa por seus eventos e negócios. Confira a reportagem abaixo:


Licitação finalizada para nova ponte do Poti Velho

Nova ponte integra conjunto de ações de melhoria viária na Zona Norte, junto a duplicação da Avenida Poti.

A Prefeitura de Teresina homologou o resultado do processo licitatório para a construção da segunda ponte sobre o rio Poti,no Bairro Poti Velho, zona Norte da capital. A obra está orçada em R$ 19.867.964,51, com recursos do Ministério das Cidades, e a assinatura da ordem de serviço deve ser realizada nos próximos dias.

A nova ponte terá 240 metros de extensão, uma faixa de passeio para ciclistas e pedestres e três vias de tráfego, sendo uma faixa exclusiva para ônibus e duas faixas para outros veículos. A ponte será um prolongamento da Rua Domingos Afonso Mafrense, compondo um binário de tráfego com a Alameda Mestre João Isidoro França, interligando o bairro Poti Velho com a região da Santa Maria da Codipi.

De acordo com José João Braga, secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), a nova ponte irá funcionar no sentido Centro/Norte. “Com a nova ponte, teremos um binário interligando o bairro Poti Velho à região da Grande Santa Maria da Codipi. A construção dessa segunda ponte, juntamente com a duplicação da Avenida Poti – já em execução – melhorará o fluxo de pessoas e de veículos, facilitando o acesso e beneficiando toda a região do Poti Velho, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Jacinta Andrade, Nova Teresina, dentre outros bairros”, explica.

O prazo de conclusão da obra é de 12 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço.

Fonte: Semplan/PMT

Edital da Guarda Municipal será lançado de 8 de setembro

O edital da Guarda Municipal de Teresina será lançado no dia 8 de setembro. A informação foi confirmada pelo Coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Samuel Silveira. Segundo ele, a ideia inicial era lançar nesta segunda-feira, 31 de agosto, ainda dentro da programação de aniversário de Teresina, no entanto, a Prefeitura sentiu a necessidade de incluir, na mensagem encaminhada à Câmara Municipal, a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência.

O edital, segundo o coordenador, já está pronto e o concurso será conduzido pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Nosso interesse é lançar o mais rápido possível, mas queríamos incluir no edital a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Encaminhamos a mensagem para a Câmara, para apreciação dos vereadores, e aguardamos que haja a aprovação para que possamos apresentar o edital à população”, comentou, destacando que a matéria foi votada e aprovada em primeiro turno e aguarda a aprovação em segundo turno.

O edital prevê 50 vagas, com a possibilidade de chamamento de 100 classificados. No edital será exigido que o candidato tenha carteira de habilitação AB. A expectativa é que as provas sejam realizadas no começo de novembro e a convocação seja imediata. “O concurso da Guarda Municipal será composto por cinco fases: prova de conhecimentos específicos, psicotécnico, exame físico, investigação social e o curso de formação”, explica Samuel Silveira.

A expectativa da Prefeitura é que todas as etapas estejam concluídas até o início de 2016 para que a Guarda seja efetivamente implantada. “Trabalhamos para formar uma guarda que esteja realmente preparada para servir a cidade”, ressaltou Samuel Silveira, lembrando que o papel da Guarda Municipal não é o de policiamento ostensivo para garantir a segurança da população. “Esse papel cabe à Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar. O Papel da Guarda é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração. Contudo, na medida em que reforçamos a segurança nesses espaços, estamos garantindo, de forma indireta, um reforço na segurança da população”, lembrou.


sábado, 29 de agosto de 2015

Ações e obras incentivam a prática de esportes na capital

Não conheço pessoalmente o senhor secretário municipal de esporte e lazer Galba Coelho, mas preciso expor minhas felicitações pelo seu trabalho na SEMEL, órgão ligado a Prefeitura de Teresina que investe e acompanha nas áreas do esporte lazer. Em notícia divulgada em janeiro de 2015, o secretário, que estava em Brasília, falou a respeito de 12 milhões de reais em investimentos e que 2015 seria o ano dos desportistas.

O ano não acabou, mas já é possível observar a veracidade de suas palavras. No presente mês de agosto a SEMEL realizou a VII Copa Paraolímpica e o Circuito Teresinense de Vôlei de Praia. Amanhã, 30, transcorrerá a 2ª edição da Corrida da Frei, em homenagem ao Padre Florêncio, e logo iniciará o Campeonato Rural de Futebol e o Torneio de Futebol Society. Em meio a esse cenário outros eventos esportivos estão despontando na capital, como a Copa Norte Nordeste de Ciclismo, a 9ª Maratona de Cadeirantes, os passeios Pedala Teresina e as ações constantes no parque linear Lagoas do Norte.

Só esse ano 29 unidades entre campos e ginásios foram construídos e 171 recuperados. Estão em obras o Centro Esportivo do Lourival Parente (depois de 8 anos do anúncio da obra está previsto para inaugurar em setembro), o Centro de Iniciação ao Esporte do Vale do Gavião, o Ginásio de Judô Sarah Menezes no Morada do Sol e a Pista de Bicicross no bairro Frei Damião.

Pista de padrões internacionais será como a da imagem acima.

Somado a tudo isso, o Plano Cicloviário, que visa interligar e readequar toda a malha de ciclovias e ciclofaixas em Teresina, está sendo discutido e projetado através de seminários e da escuta dos usuários. Os corredores exclusivos de ônibus nas avenidas Duque de Caxias, Henry Wall de Carvalho e Miguel Rosa, com obras previstas pra iniciar ainda este ano, contarão com reforma e sinalização das ciclovias que estão em péssimo estado atualmente. Espera-se também iniciar as obras da segunda fase do Programa Lagoas do Norte, com um gigante complexo esportivo nas proximidades do Encontro dos Rios.

 Reestruturação da ciclovia da avenida Miguel Rosa com instalação de corredor exclusivo. Foto: Semplan.


Entre as más notícias estão o Parque Cidadania e o Estádio Lindolfo Monteiro. O atrasado Parque da Cidadania, em sua fase final, promete ser outro ponto de lazer e prática esportiva e mudar a rotina dos usuários. Infelizmente as obras andam a passos lentos e não se sabe se a nova previsão de inauguração para dezembro de 2015 será cumprida. Se sim, a prefeitura deseja ali realizar a abertura do Natal da Cidade 2015. Já o Lindolfão também deve ser reformado, mas sofre impasse junto aos Bombeiros que não conseguem ser ágeis pra liberação de documentação.

As avenidas Raul Lopes e Marechal Castelo Branco são tradicionalmente utilizadas para prática de Cooper, corrida e ciclismo, e com a criação das ciclofaixas e o apoio da iluminação feita ainda na gestão de Elmano Férrer, a população passou a utilizar mais o espaços, assim como a extensão da Henry Wall de Carvalho após o parque Piauí, cuja pista foi recapeada, iluminada em LED e o canteiro central reestruturado para prática de Cooper e ciclismo.

Em construção entre os bairros Ilhotas e Cidade Nova, a primeira fase da Via Sul trata-se de uma extensão da Avenida Marechal Castelo Branco, que terá em toda sua extensão as ciclofaixas e o calçadão, passando pela Floresta Fóssil e se conectando através de acessos a Avenida Higino Cunha, a Ponte Anselmo Dias (em execução) e a Avenida Gil Martins.


                                                                    Via Sul contará com ciclofaixas e calçadão. Foto: Semplan.

Torçamos para que o parque da Cidadania, a reforma do estádio Lindolfo Monteiro e a segunda fase do Lagoas do Norte se concluam o mais rápido possível para o bem da população.

Novas lojas e marcas: Centauro, Tok&Stok e Burger King em Teresina


Teresina poderia crescer a passos mais largos, mas considerando a atual “crise”, as novidades de mercado têm impressionado. Marcas como Casas Bahia, Lojas Americanas e redes de fast-foods tem investido fortemente em um cenário que assusta. A iniciativa privada tem melhorado a situação econômica da cidade consideravelmente, mas acredito que o nosso potencial seja maior ainda.

As obras de ampliação do Teresina Shopping (Bairro Noivos, Zona Leste), que está em sua terceira fase e acaba de inaugurar a primeira Casas Bahia do estado, trará a também novata Lojas Avenida e as veteranas Insinuante e Magazine Luiza. Boatos citam a Centauro como loja em possível negociação. Essa, por sua vez, já está confirmada para ser inaugurada dia 29 de setembro no Shopping Rio Poty (Bairro Cabral, Zona Norte) que também trará atrações inéditas como a Livraria Leitura e a rede de cinemas Cinépolis, grande trunfo com 12 salas, sendo 4 VIPs e tirará da Zona Leste o monopólio de atrações de consumo e lazer.

Existem boatos também a respeito de negociações avançadas com a empresa Zara, que já foi um trunfo do Shopping Rio Poty, e Tok&Stok, que quer se instalar na capital com duas lojas: uma de rua e outra de shopping.  Nada que deveria ser diferente, visto que somos uma capital com seus quase 850 mil habitantes, com bom potencial econônico, em busca de seus ares de metrópole. Boatos antigos também citam a rede Assaí Atacadista com possibilidade de se instalar.

As brasileiras Havan, Ponto Frio, Pernambucanas, G Barbosa, Etna e TendTudo e a internacional Leroy Merlin ainda possuem grande mercado por aqui e estão na minha lista de desejos pra Teresina. Enquanto não chegam, as que já estão presentes abrem mais lojas. As Casas Bahia inaugurará em breve sua loja no centro de Teresina e no Shopping Rio Poty. Uma quarta está prevista para o Cocais Shopping, em construção na Avenida Piauí em Timon. O centro comercial vai ser o mais próximo do centro de Teresina e contará também com as Lojas Americanas e a rede maranhense de supermercados Mix Mateus. A Cacau Show, por sua vez, acaba de abrir uma unidade de rua no bairro Parque Piauí.

Das últimas novidades que me trouxeram alegria, já que há um tempo eu sonhava com isso, está a notícia sobre a vinda da rede americana de fast-foods Burger King para Teresina. Fortaleza possui sete unidades e eu não compreendia sua ausência aqui visto que somos apenas 3 vezes menor. A rede que possui mais de 12.000 lojas no mundo, sendo mais de 400 no Brasil planeja ultrapassar o MC Donalds no país, e isso resultou, finalmente, na vinda pra Teresina.

Como se não bastasse sonhar com uma unidade em Teresina, informações não-oficiais confirmam a vinda de duas unidades. A primeira, com obras próximas de se iniciar e previsão de inauguração até o fim do ano, será no Teresina Shopping, na praça de alimentação do piso superior. A segunda foi confirmada em um comentário do facebook do Shopping Rio Poty e deve inaugurar logo depois da primeira.

Pode parecer fútil, e o seria se fosse tratado o assunto isoladamente. A questão aqui é abordar um avanço na economia e incentivar investimentos privados unidos as intervenções públicas, como a melhoria das vias próximas, a geração de empregos e a adaptação do transporte nas áreas, além da descentralização do mercado, a exemplo da unidade Subway na avenida Barão de Gurguéia, na Zona Sul. Bairros como Parque Piauí, São Joaquim, Mocambinho e o Grande Dirceu possuem mercado e vocação suficiente pra possuir franquias, por exemplo, de fast foods. 

Não por americanização ou por consumismo. A razão maior desse otimismo econômico, que obviamente trará um lucro muito grande para poucos, é poder ver Teresina como ela merece, com sem potencial completamente explorado na economia, no lazer, na geração de empregos e por que não, na mudança no modo que nos vêem de fora, como a cidade de bois e jumentos. Espero o Burger King do mesmo modo que torço pela ampliação da rede local e regional como Dogão, FCB American, Sushi Bar, Oh my Dog! e Bebelu. Chega mais, BK!

CidadeVerde.com embarca no mundo do Transporte Coletivo de Teresina em série especial

Teresina vive um momento de transição em seu sistema de transporte público. Enquanto a prefeitura da cidade implanta iniciativas que prometem mudar por completo a forma de cmo a população se locomove de um lugar para o outro, os usuários ainda demonstram uma certa impaciência com o modelo atual e desconfiança sobre a efetiva melhoria no futuro.

O CidadeVerde.com acompanhou trajetos em todas as zonas nos horários de pico, conversou com pessoas que utilizam os ônibus e ouviu suas principais queixas, como situação das paradas de ônibus, a frequência e a situação dos coletivos.

Também colheu com a prefeitura as informações sobre as principais mudanças que já começaram a ser implantadas – e devem ser concluídas até 2017. Elas incluem, entre outras coisas, corredores exclusivos e terminais de integração que irão modificar a forma de como os usuários utilizam os ônibus na capital. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) foi procurado pela nossa equipe, mas não quis se manifestar sobre os temas.

Nas matérias a seguir, você poderá ver o que as pessoas que utilizam o aplicativo para celulares Moovit têm a dizer sobre a segurança desse programa que indica a hora em que os ônibus passam. Os motoristas e os cadeirantes também têm espaço aqui para contar seus causos e histórias. 

Por sinal, a história também tem fatos interessantes a revelar, como o primeiro transporte terrestre coletivo de Teresina: o bonde, surgido no início do século XX. Só depois dele é que vieram os ônibus que, inicialmente, nem eram bem ônibus, na verdade. 



Clique aqui e confira na íntegra as matérias.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

"Não fique parado, mova-se!"

Olá, queridos internautas! Meu nome é Dennys Uchôa, graduando de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí, apaixonado por Teresina e mais apaixonado ainda por uma série de temas que irei abordar no meu novo blog: Mova-se Teresina.

Então, Teresina no próximo domingo, dia 16 de agosto de 2015 completará 163 anos. Caminhando para o bicentenário, possui uma história cheia de particularidades no que diz respeito ao seu processo de ocupação e urbanização.

Para os amantes e interessados nas discussões e ações referentes ao desenvolvimento da promissora capital do Piauí, com ênfase nos aspectos urbanos, o Mova-se Teresina é um blog onde abordarei temas relevantes sobre mobilidade urbana, política, economia, cultura, saúde, educação, meio-ambiente, saneamento, patrimônio e urbanização.

Vista área do bairro São João e acessos a Zona Sudeste de Teresina.

O blog está sendo proposto como uma ferramenta eficaz que fará a exposição de estudos e aplicações provenientes dos órgãos públicos, bem como de instituições privadas na cidade de Teresina, visando informar e facilitar a compreensão de assuntos que, muitas vezes, parecem técnicos demais. Outro objetivo é preencher o espaço deixado pela deficiência de informações corretas acerca das intervenções públicas, que de vez em quando costumam ser passadas sem detalhes e com erros.

O foco do Mova-se Teresina é manter uma perspectiva realista, mas também otimista do desenvolvimento de Teresina em todos os aspectos, passando pela iniciativa privada e pelas ações dos planos de governo estadual e municipal em vigor. Vou me basear também na publicação da Agenda Teresina 2030: A cidade desejada, que é um documento da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento, que visa planejar o desenvolvimento da cidade para os próximos 15 anos. A Agenda foi lançada a poucos dias e aqui no blog você poderá conhecê-la um pouco mais e acompanhar as intervenções.

Capa da publicação Agenda Teresina 2030: A cidade desejada.
Fonte: Semplan/PMT.

É isso aí, galera! Sempre que eu puder vou postar notícias, vídeos, imagens, projetos, e entrevistas, pra que possamos juntos acompanhar o desenvolvimento de Teresina, e pra que, como construtores da sociedade, possamos ser agentes desse desenvolvimento, hoje e sempre, amando cada vez mais a nossa querida cidade verde.

Um abraço a todos e "Não fique parado, mova-se!".

Você poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...